Diástase Abdominal, Sintomas!

Essa vai para as mamães!

Muitas mamães chegam aos consultórios médicos, clínicas de estética e até mesmo no meu consultório, falando sobre o “ buraco” que ficou após ganharem nenê.


A diástase abdominal é muito comum em mulheres com mais de 35 anos que já engravidaram e tiveram bebê com peso elevado ou gravidez múltipla. Geralmente é mais perceptível logo após o parto.

Mas, fica o ALERTA, os homens também podem ter, principalmente os que tem obesidade abdominal ou carregam peso com a postura incorreta.


A diástase é o afastamento dos músculos abdominais e do tecido conjuntivo, sendo a principal de acarretar a flacidez e dor na lombar. Esse afastamento pode chegar até 10cm de distância e se deve a fraqueza do músculo.


*Tipos de diástase abdominal












*Como saber se tenho DA?

É possível desconfiar ao sentir a região abaixo do umbigo muito “mole”, flácida, ou observar uma protuberância no abdômen ao carregar peso, agachar ou tossir.

*Como tratar?

Deve ser realizado atividade física com profissionais especializados, pois devem ser exercícios que diminuam a pressão intra-abdominal. Caso contrário irá aumentar a separação dos retos abdominais piorando a diástase ou levando ao surgimento de uma hérnia.

É muito indicado Pilates, Fisioterapia e Low Pressure Fitness ( LPF).

A cirurgia é o último recurso para a correção, porém ela não tratará os sintomas das outras complicações causadas com a incontinência urinária e dor na região lombar.

Você sabia que a dor na região lombar ( inferior das costas) é causada pela fraqueza dos músculos abdominais?

Estes atuam como uma cinta natural que protege a coluna no momento da caminhada, do exercício físico, no sentar, no deitar, em todos os momentos.

Consulte o profissional adequado, cuide da sua alimentação e pratique atividade física com os cuidados necessários para conseguir um abdômen “ durinho”.

Aguardo vocês para a próxima matéria.

















Débora Jordani

Fisioterapeuta – Crefito 5/ 117.209

© 2018 Paula Jaeger Secrets.

Proudly developed by Fuel.