Mudanças de humor e depressão na menopausa: como aliviar os sintomas.


Próximo a menopausa as mulheres  apresentam mais alterações de humor e irritação. Algumas acabam desenvolvendo inclusive quadros de depressão. Tudo isso afeta muito a qualidade de vida. As causas tem relação com a queda do estradiol , o hormônio feminino que praticamente não é mais produzido depois que param as menstruações, e com a queda de outros neurotransmissores como a serotonina e dopamina. Algumas medidas nos hábitos podem ser eficientes para diminuirem os sintomas. A alimentação é a primeira delas. Evite alimentos processados e ricos em açúcar. Dê preferência a alimentos integrais, verduras, legumes, frutas e faça uma refeição mais leve a noite. Coma mais alimentos ricos em ômega 3 , como peixes, azeite de oliva e castanhas. Diminua a ingestão de cafeína, ela pode aumentar a ansiedade. Praticar pelo menos 30 minutos diários de exercícios físicos ( Não é muito, vale a pena tentar). Mantenha-se sempre bem hidratada e cuide para seu intestino funcionar direitinho. Lembre que muita serotonina é produzida nele. Evite situações estressantes e pratique meditação ou yoga. Chá de Erva de São João é ótimo nesses sintomas, tome uma xícara duas vezes ao dia. (sem açúcar, lógico). Caso os sintomas estejam muito intensos, converse com seu médico para falar da terapia hormonal e do uso de modulação com fitoterápicos e vitaminas. Medicação pode ser necessária quando tudo isso for feito e não houver melhora. Mas ela não é a primeira opção nessa fase da vida.


Dra Joele Leripio

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