Passo a passo: Como mergulhar de cabeça no mundo da arte

Nós da Arte12b propomos te ajudar a começar o seu caminho por esse universo tão diverso e

fantástico.


Algumas narrativas seguem conosco por toda uma vida e levam nossa compreensão para outro patamar. Um desses casos aconteceu comigo durante uma aula pouco impressionante da faculdade. A anedota que a professora trouxera à ocasião era sobre uma exposição que rendeu bastante publicidade, inclusive pelo principal meio de comunicação do estado, e que chamou a atenção de um senhor humilde do interior. Esse senhor chegou certo dia ao museu, sentou em frente a principal obra da exposição e a ficou contemplando por horas. Ao final de sua experiência, minha professora se aproximou dele e pediu quais haviam sido suas impressões sobre a obra. O que a encantou à época, e me encantou ao ouvi-la, foi de que aquele homem simples e sem instrução havia relatado uma experiência muito mais intensa e verdadeira do que muitos críticos e especialistas que por ali haviam passado.

Essa história não é para desmerecer críticos, estudiosos ou especialistas em arte, mas para enfatizar que QUALQUER pessoa pode apreciar arte, pois não existe forma certa ou errada de fazê-lo, basta estar aberto para sentir emoções.

Por isso que, para a nossa estreia no blog da Paula Jaegger, começamos com um passo a passo de como familiarizar-se com o mundo da arte:

1. Livre-se dos pré-conceitos acerca da arte e mantenha sua mente aberta.

Você não precisa ter um conhecimento prévio, você só precisa estar pronto para se deixar encantar e/ou surpreender.


2. Frequente GALERIAS DE ARTE e/ou MUSEUS DE ARTE e encontre os tipos de arte com os quais você mais se identifica.

Figurativos, abstratos, paisagens, fotografias, esculturas (etc.) essas são algumas formas de expressão e que já passaram e passam por diferentes abordagens. É um processo bastante rico conhecer e reconhecer o que se gosta.


3. Inclua visitas a museus e galerias de arte durante suas viagens.

Além de ampliar seu repertório, é uma ótima oportunidade para, depois de ter identificado, procurar pelo estilo que você mais gosta.


4. Converse com atendentes e aproveitar visitas guiadas.

Galerias e museus normalmente contam com pessoal capacitado, que está sempre apto para conversas sobre o acervo. Quando tiver a oportunidade, pergunte sobre as principais obras do espaço, a história do artista e o principal estilo adotado para aquela exposição.


5. Pesquise o currículo e histórico dos artistas que lhe chamaram atenção.

Gostou de um artista? Pesquise mais sobre ele. Atualmente as informações estão a um clique de distância.


6. Inscreva-se no mailing de galerias e museus.

Caso a galeria ou museu de seu interesse possua mailing, cadastre-se! Assim você fica por dentro das novidades de uma forma bastante direta. Caso eles não tenham mailing, dê o seu contato e solicite o convite para próximas exposições.


7. Siga galerias e museus nas redes sociais.

Com o advento das redes sociais, museus e galerias encontraram um canal direto com o público. Aproveite para conhecer mais sobre o acervo deles, ficar por dentro da agenda, além de consumir o conteúdo relacionado a arte criado por elas.


8. Tire proveito da literatura e do cinema.

Duas opções bastante acessíveis e vastas, há bastante literatura, desde as mais densas às mais didáticas, e cinematografia dedicada ao mundo das artes. Para aprender ou para aprofundar seus conhecimentos.


9. arte pode ser acessível

A diferença entre museus e galerias de arte é, principalmente, a finalidade comercial da segunda.

Mas e quanto aos valores? O mercado de arte movimenta quantias altíssimas de dinheiro. Mesmo assim, os valores variam bastante, sendo possível adquirir obras interessantíssimas por valores acessíveis. Mas e como esses valores são determinados?

A regra é clara, quanto mais renomado é o artista, maior o valor de mercado. Se você está começando neste universo, procure pelo setor de “artistas emergentes”. Bons artistas estão sendo selecionados por galerias todos os dias – nestas ocasiões, costumam surgir excelentes oportunidades de compra.









Galeria Arte12b

Marina Dal Ponte e Barbara Schmitt







© 2018 Paula Jaeger Secrets.

Proudly developed by Fuel.